terça-feira, 3 de julho de 2012

Relatoria da Ocupação da Reitoria na Universidade de Brasília (UnB)

(3 de julho de 2012)

Hoje, após o ato Nacional da greve das universidades federais, o 3J, liderado pelo comando de greve, acontecido entre 09:00 e 12:00, os estudantes presentes se dirigiram do MEC para a reitoria da Universidade de Brasília (UnB) para a realização de uma ocupação como forma de protesto contra o descaso da reitor...ia com a assistência estudantil. A assistência estudantil é um dos recursos que a universidade pública (deveria) disponibilizar para os estudantes que não possuem condições próprias de se manterem na universidade, e na conjuntura atual, os estudantes de baixa renda não estão sendo contemplados. Nesse ano, os grupos 1 e 2 (baixa renda) da UnB solicitaram por volta de 200 bolsas permanências para que pudessem manter-se na universidade, e a reitoria disponibilizou para os mesmos menos de 20 bolsas permanências.
Outra exigência primordial dos estudantes é o fim da contrapartida trabalhista e da associação a projetos extraclasse. O MJRS, assim como o ME e o Comando Nacional de Greve Estudantil acredita que a unica contrapartida que deva existir seja a própria manutenção dos estudantes nas universidades. É papel da universidade PÚBLICA alcançar tod@s @s suas(seus) estudantes, usando de medidas contemplativas para aqueles que não possuem recursos.
Outras exigências dos estudantes:
- Acúmulo permitido da bolsa-permanência com bolsas acadêmica (PIBIB, PIBEX, PET e etc);
- Isenção de pagamento de taxas nos restaurantes universitários para os grupo 1 e 2;
- Revisão do calendário de inscrição no programa de assistência estudantil, para que calour@s com direito a bolsa recebam o auxílio assim que matriculad@s;
- Aumento na quantidade e no valor da bolsa estudantil de acordo com a expansão da universidade;
- Garantia de crédito para filh@s de professores, estudantes e técnicos administrativos;
- Religamento IMEDIATO dxs estudantes que tiveram que abandonar à universidade devido à falta de assistência estudantil.

É de extrema importância que todxs xs estudantes que concordem com as pautas da greve apoiem a ocupação, fazendo-se presentes na mesma. Contamos com todxs vocês! Ocupemos e resistamos.

"Ô REITORIA, QUE PAPELÃO! SEM ASSISTÊNCIA NÃO TEM EDUCAÇÃO!"

Por: Ayla Viçosa e Fábio Coutinho.
Coordenação Nacional e Regional (DF) do MJRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário